h1

Ghent (Gentse Feesten)

agosto 5, 2010

Após toda a agitação do começo do ano, neste fantástico verão europeu foi hora de dar um tempo, acertar as finanças e claro ir em festivais de música. E foi um festival em particular que me levou a Ghent na Bélgica, uma cidade normalmente ignorada por turistas. Localizada na região norte (Flanders) entre Bruxelas, Bruges e Antuérpia, é fácil entender porque a maioria não toma conhecimento da pequena cidade. Ghent não é tão grande e cosmopolita quanto Bruxelas, nem tão bela quanto Bruges e tampouco antenada e atual quanto a Antuérpia, logo parece sobrar pouca coisa para atrair o visitante, mas se você é do tipo que evita as hordas de turistas, Ghent é uma excelente escolha.

Conhecida como Gent in flamenco e Gand em francês, Ghent foi um dia a maior cidade medieval européia depois de Paris, devido a sua posição estratégica em meio a rotas comerciais da época. Hoje em dia, Ghent é a maior cidade universitária da Bélgica, e embora não tão charmosa quanto Bruges é bem conhecida por seus canais e sua agitada vida norturna.

Gentse Feesten

O terceiro maior festival da Europa, embora pouco conhecido, é um dos mais divertidos e também baratos para se ir no verão. Não é um festival de cerveja, porém é fácil associar a idéia já que na região é possível encontrar mais de 200 marcas diferentes entre liquores e outras bebidas um tanto mais fortes e distintas.

O festival acontece todo ano, durante 10 dias no meio de julho (segunda quinzena). O coração da cidade se transforma completamente, e as muitas praças se tornam palcos e pistas de dança. Todo o acesso a festa é gratuito, e a cerveja de extrema qualidade vem a preços bem mais interessantes que outros festivais espalhados pela europa. A festa começa cedo todo dia, e principalmente durante o fim de semana, é fácil encontrar pessoas chegando para o começo da festa enquanto alguns estão terminando o que haviam começado no dia anterior.

O festival também inclui duas outras “ramificações”: 10 Days Off, um dos maiores festivais techno da Europa, assim como o Blue Note Jazz Fest. Esses dois não acontecem a céu aberto como o festival per se, mas em diferentes casas da cidade e geralmente envolvem a compra de um ticket – nada muito caro, diga-se.

Finalmente, em relação a música que se ouve gratuitamente, raramente se tem nomes de peso, e a seleção do festival é bem eclética, de hip-hop a música africana e rock. Não é um festival para amantes da música, como Glastonbury ou Oxegen, mas serve para aqueles que apreciam uma boa diversão e o melhor é que a festa só é popular mesmo entre os belgas, holandeses e uns poucos franceses, ou seja, a galera local.

Notas

– Cervejas: ir a Bélgica e não provar o maior número de cervejas possíveis é certamente um crime. Nem todo mundo gosta inicialmente, já que a cerveja belga geralmente tem um gosto mais forte e pode ser mais densa que uma heineken qualquer. Uma boa dica é sempre pedir uma recomendação para o barman e, no meio da noite, se preferir não arriscar continue pedindo a que mais gostou. Dentre as minhas favoritas estão Duvel, Leffe, La Chouffe e Vedett.

– A melhor maneira de chegar a Ghent é voando até Bruxelas. O aeroporto de Charleroi, comumente utilizado pela Ryanair, é uma péssima escolha.

– Durante o dia opte por beber e/ou comer as margens do canal. A atmosfera é sempre bem tranquila e os preços não muito diferentes de qualquer outro lugar da cidade. A vista é geralmente fantástica de qualquer ponto a ser escolhido.

– Para um pouco de agitação noturna, o melhor lugar na cidade é o Charlatan. Um bar alternativo, geralmente orientado para o rock que conta com bandas ao vivo de quinta a domingo, além de DJs.

– Ghent é uma das mais belas cidades medievais da Bélgica. Um passeio por entre suas praças e canais é essencial, tanto a pé quanto em um dos barcos. E não deixe de subir a torre do Belfort para uma visão panorâmica da região.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: