h1

Próxima Parada – Oriente Médio (2/3)

fevereiro 14, 2010

Jordânia

“Ahlan wa Sahlan!”, expressão arábe de boas vindas, é de acordo com os que já visitaram a Jordânia uma das coisas que o viajante mais ouve seguido de sorrisos e um sentimento genuíno de hospitalidade. Diz-se que é impossível passar um dia sem ser convidado para um chá, seja na casa de um local na cidade ou em um acampamento beduíno. Dizer que o povo de um país é amigável e hospitaleiro é geralmente um clichê de viajantes, mas afirma-se que neste caso chega a ser um pouco injusto e deve-se enfatizar um pouco mais essa virtude local.

A Jordânia é um dos países mais interessantes do Oriente Médio e, provavelmente, do mundo. Dentre os países árabes é um dos mais ocidentalizados, embora evidentemente preserve a maioria dos costumes vigentes em sociedades árabes. Considerando sua posição, entre Israel, Síria, Iraque e Árabia Saudita, a Jordânia é um país relativamente próspero e embora ainda tenha alguns problemas, a educação e a segurança na região só tem melhorado nos últimos anos. É certamente um destino almejado por qualquer viajante e pode-se facilmente entender o porquê, já que conta com um dos mares mais peculiares do mundo (Mar Morto), cidades que datam da era Romana, castelos no deserto, cadeias de montanhas fantásticas e, claro, a cidade de Petra.

O roteiro
Após cruzar a fronteira com Israel e adquirir meu visto, pego um taxi para Irbid. Comparado com o resto do país Irbid pode não ser muito atrativa, mas se trata de uma cidade universitária e prato cheio para quem gosta de curtir a vida noturna. Depois de uma noite por lá, vou rumo a Amman, capital do país, mas não sem antes parar em Jerash para verificar uma das mais impressionantes ruínas romanas da região e uma cidade que existe há cerca de 6.500 anos, além de ter sido uma das dez maiores cidades do império romano.

Finalmente é a hora de conhecer Amman, capital da Jordânia. Frequentemente menosprezada em guias de turismo, Amman é uma cidade interessante que compreende cerca de 9 milênios de história. Embora pouco tenha restado para atestar toda a história da cidade, a Cidadela – como é conhecido um dos mais importantes sítios arqueológicos da região – reserva boas surpresas que datam de 730 AC.  Além disso, Ammam é um excelente lugar para se tomar um café ou mesmo fazer umas compras já que conta com um dos mais sofisticados comércio da região. Um dia e uma noite de baladas em Ammam e é hora de cair na estrada.

Rumo ao sul, pela “King´s Highway”, com uma bela paisagem desértica me acompanhando, é hora de visitar a fantástica cidade de Petra. Faltam adjetivos para descrever Petra, e embora soubesse que se tratava de um lugar explêndido (umas das novas maravilhas da humanidade) após ler mais a respeito, decidi que ao invés de dois dias, deveria passar pelo menos quatro. E o farei. A idéia é explorar bem a região, caminhar por toda a cidade e suas cavernas e ver “Petra by night”, um evento que acontece duas vezes na semana, onde a cidade é iluminada por velas, há grupos de música local e chá de menta a vontade. Ainda melhor, ao invés de ficar em um dos muitos hotéis de Wadi Musa, vou passar meus dias num acampamento beduíno com uma família. Evidentemente que uma visita ao deserto de Wadi Rum é necessária.

Depois de tudo isso é hora de partir rumo a Aqaba e de lá seguir rumo ao Cairo numa cansativa viagem de mais de 10 horas.


Coisas que se deve fazer enquanto na Jordânia

– Visitar o deserto de Wadi Rum, a pé, a camelo ou em um jeep. Suas formações rochosas são únicas!
– Sair com os locais para os cafés, fumar argileh (hookah) e jogar cartas ou gamão.
– Provar o prato nacional Mansaf. Carne de ovelha cozida em iogurte e servida com arroz.
– Passar uma noite no deserto de Wadi Rum com os beduínos.
– Petra!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: